COMENTE, DÊ SUA OPINIÃO

Os textos aqui postados são apenas um início de discussão. Participe do assunto, comentando, sugerindo, interagindo.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

A ILHA: 38 ANOS DE LITERATURA

 

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor, Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 38 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. http://lcamorim.blogspot.com.brhttp://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br
 
Faz TRINTA E OITO anos que a revista Suplemento Literário A ILHA surgiu, em São Francisco do Sul, a partir de um jornal semanal, A ILHA, que existia naquela cidade histórica – é a terceira mais antiga do Brasil, com mais de quinhentos anos. A redação do jornal recebia originais literários – contos, poemas, crônicas, mas as páginas do pequeno jornal eram insuficientes e surgiu a necessidade de um outro espaço, específico, como um suplemento, que acabou reunindo os escritores e resultou no nascimento do Grupo Literário A ILHA, junto com a revista.
De lá para cá o grupo mudou para Joinville, onde ficou por quase vinte anos, congregando e integrando os escritores do norte do estado, de todo o estado, do Brasil e até de outros países, e em 2000 fincou sua sede em outra ilha, Florianópolis.
O Suplemento Literário A ILHA é, sem sombra de dúvida, a publicação literária mais perene em Santa Catarina. Nenhum grupo ou revista essencialmente literários resistiu tanto tempo em atividade. A cada três meses, uma nova edição da revista circulou, durante trinta e oito anos, ininterruptamente. E com o advento da Internet, uma edição on-line no portal do grupo (http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br), levou ainda mais longe a publicação, então ao alcance de todo o mundo.
Para comemorar a resistência e persistência da revista que conseguiu projetar a literatura de Santa Catarina pelo Brasil e pelo mundo, a revista será digital, on-line, a partir da edição 145, comemorativa do 38º. aniversário da revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e do Grupo Literário A ILHA, edição que pode ser lida no link https://issuu.com/grupoliterarioailha/docs/aailha145jun18af
. A revista está maior, com 44 páginas, muito mais conteúdo, portanto, muito mais prosa e poesia e informação literária e cultural.
Ainda como comemoração dos 38 anos de atividades, o Grupo Literário A ILHA está lançando, no segundo semestre de 2018, a nova revista ESCRITORES DO BRASIL, que publicará contos, poemas, crônicas, entrevistas, resenhas notícias do meio literário e cultural. A revista vem no rastro do consagrado Suplemento Literário A ILHA e vem para complementar o espaço daquela revista, pois ela tem crescido em tamanho e conteúdo nos últimos e um novo espaço se faz necessário. Para informações de como fazer para participar, escritores de todo o Brasil, novos ou não, devem contatar a redação pelo e-mail revisaolca@gmail.com ou lcaescritor@hotmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário